Olá ouvintes, no nosso programa de hoje faremos uma visita histórica ao mundo do rock. Apresentamos uma mostra de alguns bons sons do tradicional heavy metal, um dos de estilos mais populares no planeta. Nossa produção enfocou algumas bandas do “lado B” do metal em seu começo que foram destaques no meio. Essa playlist não possui o caráter didático ou enciclopédico, a abordagem não permite, muito embora seja condizente. A visão é bem particular do nosso editor que vivenciou a experiência de conhecimento e apreciação no auge do estilo.

O Heavy Metal notabiliza-se por sua estrutura sonora ser centrada nos vocalização forte, poderosa e sensível, riffs de guitarras em power chord, solos longos e virtuosos e de secção rítmica intensa e pesada. É um gênero que deu vazão para diversos subgêneros, variações e crossovers até os dias atuais.

A gênese do estilo remete aos anos 60 e 70, com a evolução do rock de conotação mais psicodélica, pesada e dramática – garage-blues e hard-rock. Alguns celebres nomes de bandas americanas e inglesas como Cream, Blue Cheer, Steppewolf, Grand Funk Railroad, Deep Purple, Black Sabbath, Led Zepp, UFO, entre outras, contribuíram para a formação.

Nessa playlist não apresentamos bandas consagradas e precursoras como Judas Priest, Saxon, Iron Maiden, Motorhead, Venom, Metallica, Megadeath, Slayer, Scorpions, etc. e primamos por outras não tão famosas, mas que tiveram ótimos trabalhos lançados e com boa repercussão.

Enfocamos as bandas gringas – temos apenas uma brasileira de destaque – devido ao contexto histórico internacional e ao espaço restrito do programa, a cena metal nacional merece um capitulo à parte com bom motivo de pauta para um programa oportuno.

PLAYLIST

1 – “Lady Strange” – Def Leppard – banda inglesa que surgiu no final dos anos 70, formada por adolescentes, um dos expoentes do movimento New Wave of British Metal. Ao longo da carreira vendeu milhões de discos. Aqui uma canção clássica que abre o segundo álbum “High N Dry” de julho/ 1981.

2 – “Angel Witch” – Angel Witch – outra banda inglesa surgida nos anos 70 que teve um excelente disco de estreia de mesmo nome em outubro de 1981. Trio de origem, a banda teve várias formações e fracas produções o que impossibilitou um maior destaque.

3 – “Story so Far” – Tygers of Pan Tang – mais outro exemplo da cena metal britânica, faixa extraída do seu segundo disco “Spellbound” de 1981, considerado como seu melhor álbum, com excelente vocal de John Deverill e a estreia do guitarrista John Sykes, famoso em outras bandas como WhiteSnake, Thin Lizzy. Teve várias formações, uma dúzia de discos e ainda está na ativa.

4 – “Hot Lovin” – Picture – banda holandesa precursora do estilo em seu pais e mais destacada no mundo. Faixa do terceiro disco “Diamond Dreamer” de 1982. Também teve várias formações, o que desestabiliza qualquer banda, mas essa com o vocalista israelense Sammy Shmoulik Avigal é sem dúvida uma das melhores.

5 – “Restless and Wild” – Accept
– veterana banda alemã de grande destaque no gênero, importante nome da escola alemã do metal surgida ainda nos anos 70. Tem como ponto marcante o vocal rasgado de Udo Dirkschinider. Faixa do quarto disco de mesmo nome de 1982.

6 – “Concrete Cancer” – The Obsessed – obscuridade americana de Maryland, surgida em 1976 e estabilizada em 1980. Inserida como uma das primeira fomentadoras do doom metal e stoner rock. De várias formações contou apenas com o guitarrista Steve Wino como membro original. Essa faixa é do raro EP “Sodden Jackal” de 1983 que foi remasterizada em 1983.

7 – “Thor (The Powerhead)” – Manowar
– quarteto americano de Auburn/NY, mas que obteve notoriedade na Inglaterra e alguns países da Europa. Faixa do disco “Signo f Hammer” de 1984, seu quarto álbum. Famosa pelos temas mitológicos e do universo de fantasia e shows em alto volume. Dela originou o subgênero conhecido como power metal.

8 – “All the Way” – Triumph – power trio canadense, surgida ainda nos anos 70, 1975, com notoriedade em seu pais antes do destaque internacional. Lançou vários discos, essa faixa está no seu mais destacado álbum “Never SUrrender” , sexto álbum de 1982/1983.

9 – “Shout It Out” – Warlock – – quinteto alemão liderado pela vocalista Doro Pesch, uma das maiores vocalistas do metal tradicional, com relativo sucesso nos anos 80. Destaque para o segundo disco “Hellbound” de 1985.

10 – “Troops of Doom” – Sepultura – fechamos com a banda mineira a mais destacada banda brasileira na cena internacional da época. Formada pelos jovens irmãos Cavalera, faixa extraída do disco “Schizophrenia”, um álbum clássico de 1987.

Produção e apresentação
Ricardo Pinto (@ricardoppaiva), Alex de Souza (@ombudsmandeinsta) e Jesuino André (@jesuinoaoliveira). Agradecimentos aos parceiros revista O Inimigo (@revistaoinimigo), loja de presentes Mina Flor (@minaflor_minaflor) e Alfonso Turismo (@alfonsotour)

Contatos:www.meusons.blogspot.comhttps://www.megafono.host/podcast/meu-sonsmeusonspodcast@gmail.com@meusons (instagram) @meusonspodcast (twitter) @alternativab (instagram)

Use máscara e tome a vacina! Até o próximo programa!

Dicas do Meusons – Heavy Metal 80
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *